Início > #eadsunday, aprendizagem online, AVA/LMS, EaD, mobile learning > Encontros de domingo – início, meio

Encontros de domingo – início, meio

Hoje, cheguei de viagem correndo para poder participar de um encontro dominical, com conversas, discussões e principalmente aprendizagem online sobre educação e sobre educação a distância (esta em suas incontáveis nuances teóricas e práticas). Vale a pena conferir o histórico destes encontros nos links abaixo, e para aqueles que tem e/ou usam o twitter no hashtag #eadsunday.

Esta semana,  apesar de ter entrado na discussão somente as 14:00, o  bate e volta começou com o tema sobre aprendizagem em movimento ou mobile learning (m-learning), passou pela eterna discussão sobre tecnologias e educação e pousou sobre uma discussão sobre referenciais teóricos para a EaD.

A conversa sobre m-learning foi mais educativa e levou a uma busca conceitual por diversos sites:

  1. Artigo da revista International Review of Research in Open and Distance Learning.
  2. Estudos de caso do site m-learning.org.
  3. Alguns vídeos do youtube sobre o trabalho desenvolvido pelo senai na área de objetos de aprendizagem para m-learning.
  4. Site do projeto “Amadeus”, uma plataforma de software para aprendizagem virtual voltada para E-learning e m-learning

Sobre este tópico é interessante ressaltar dois aspectos: as palestras do 15 senaed;  e o debate sobre Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) que se seguiu no encontro.

No 15 senaed tivemos duas video conferencias sobre o tema mobile learning que podem ser consultadas em:

  • Mobile Learning – “Aprendizagem com mobilidade nas práticas pedagógicas: reflexões e possibilidades numa perspectiva dialógica”
    (resumo na página principal e detalhes na aba de “discussão”). Infelizmente os videos não estão disponíveis.

E o debate sobre AVA surgiu da referencia sobre o Amadeus, sua comparação com o moodle (que não prosperou),  além da referencia  ao ambiente social Elgg (@ementa). Vale relembrar que na semana retrasada apareceu no #eadsunday o cirip.pro com exemplos de usos educacionais.

E já migrando para o papo tecnologia e educação, que por sinal rendeu uma bela discussão sobre referencial teórico (links ao final deste blog), ao comentar sobre AVA @joaomattar observou “para mim AVA é um sistema complexo composto por pelo menos 3 subsistemas interdependentes: metodológico+tec+social” , onde eu substituiria o metodológico por pedagógico, abrindo o conceito que incluiria aspectos metodológicos. @joaomattar chamou esta abordagem conceitual de AVA triárquico de acordo com a prof. Sonia Alegreti, e estamos no aguardo de mais referncias de nosso colega @erionline (uma provocaçãozinhainha … rsrs). Sem querer entrar em polêmicas conceituais de cunho político pedagógico, o triárquico é um passo para uma AVA anárquico que possibilite a convivência do formal/informal, do pedagógico/andragógico/heutalógico, e do aututor/impostutor.

Em relação ao referencial teórico sobre fundamentos da EaD e do e-learning surgiu um tópico interessante sobre a produção da velha guarda e sua importância na formação da jovem guarda. Entre as referências apontadas pude pescar algumas:

Livros

Outros links

Espero que esta tentativa de resumo possa ser util aos colegas que não puderam nos encontrar em nosso encontro dominical e sirva de apoio para aqueles que como eu, tarde chegaram e cedo saíram.

E aos colegas educadores e participantes de além mar, nossa solidariedade pelos tristes eventos ocorridos na Ilha da Madeira.

Forte abraço e uma grande semana a todos.

Anúncios
  1. Volney Faustini
    22/02/2010 às 5:15 am

    Valeu Breno. Bom resumo e acompanhamento dos temas.

    É a prática do próprio EAD – de maneira inovadora – em ação.

    Até a #CIRS !

    • btrautwein
      23/02/2010 às 1:09 am

      Valeu mesmo Volney, ficar na cola do Mattar para o curso sobre m-learning, e dar uma lida nas referencias da velha guarda (segundo o mattar, nós somos a jovem guarda! pode?)
      Te aguardo em CWB p/ o CIRS. Tem uma vaga que abriu lá em casa, se precisar. E já recebi ordens de cuidar do papi.

  2. Salete
    23/02/2010 às 1:00 am

    Pois é, Breno,
    Nunca imaginei que iria reencontrá-lo num encontro de domingo…
    Valeu!
    Salete

    • btrautwein
      23/02/2010 às 1:06 am

      E domingo a tarde Salete, dia de clássico paulista, clássico gaucho e clássico carioca, e Faustão, e Fantástico e Bizonho Big Besteirol. Pena que não pude ficar até o fim, mas pretendo dar uma complementada com os pitacos finais que surgiram.
      Así que, hasta el próximo domingo!
      []s

  3. btrautwein
    23/02/2010 às 1:09 am

    Valeu pela força João. Espero que este ano eu consiga, enfim, dar continuidade a um blog.
    []s

  1. 22/02/2010 às 2:12 am

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: