Inicial > twitter > E falando em twitter

E falando em twitter

De vez em quando a gente lembra do blog, geralmente no início do semestre, antes que começe a correria, e depois a gente vai deixando para depois e para depois e dai vem as férias, as viagens, e coitado do blog, cai no esquecimento eterno.
O que voces acham do twitter?
No ano passado nós usamos o twiter como uma ferramenta adiconal para comunicação durante as discplinas de: Fundamentos e Politicas de EaD; e Metodolologia da Educação a Distância. Além do Eureka, do site http://btrautwein.ning.com, e deste blog aqui (muita coisa não?). Mas o que valia mesmo era o Eureka, os outros canais de comunicação eram ‘não obrigatórios’. Este ano devido a instalação da nova versão do Eureka, começamos, obrigatóriamente com o ning, e assim que o Eureka for restabelecido voltaremos a utiliza-lo, ficando o twitter como mais um canal de informação e o ning e o blog como um repositório paralelo de conteúdos e discussões sobre a disciplina. O conteúdo utilizado para introdução ao twitter no ano passado pode ser acesado no post http://bit.ly/8Zb3s3.

Dentro da idéia de diversificar os canais de comunicação e disponibilização de conteúdos, convido todas as alunas deste semestre a criarem sua conta no twitter para começarmos a nos comunicar através dela.

Mas continuando a falar em twitter, faço parte de um grupo que se reune aos domingos no twitter chamado #eadsunday e todo domingo temos conversas, discussões e aprendizado sobre educação, sobre educação a distância, e sobre tecnologias aplicadas na educação.

Nos ultimo domingo enre outros assuntos discutiu-se o twitter e seu uso na educação. Quero aproveitar para relembrar aqui alguns links interessantes que podem nos ajudar a entender e a usar melhor esta ferramenta em nosso dia a dia educacional.

Primeiro um pequeno tutorial indicado por @soniabertocchi

  1. Twitter- tutorial http://bit.ly/d3cM1i.

Depois começamos a trocar experiências e surgiram mais dois links com relatos de experiência:

  1. Um passarinho me contou…Uso do Twitter na Educação Básica – http://bit.ly/3NOtuV (11/2009)
  2. A @denise_faria dos brindou com um link sobre a experiência da @Anadz com alunos de 5 anos http://bit.ly/5JTblS (06/2009). Vale a pena ler e acessar os trabalhos anexados ao texto
  3. Reportagem do Estadão sobre o tweeter na sala de aula – http://bit.ly/alKXxZ (03/2010)
  4. Uma visão sobre uso do twitter – http://ow.ly/1i3Rw (03/2010)
  5. Um olhar crítico sobre os recursos tecnológicos disponíveis deve ser uma prática permanente na nova Educação – http://bit.ly/1aHN2g (10/2009)

Então, que tal darmos uma olhada neste material e criarmos nossa conta no twitter, sem esquecer de usar um login e senha que seja difícil de esquecer. Sugestão: adotem um login e senha padrão para seus sites. Sugiro o login e senha da faculdade

Depois de criarem seu twitter me procurem @btrautwein, me sigam e vamos conversando sobre educação neste novo canal chamado twitter, ok?

Sem esquecer que como disse nossa colega de twitter @fernandapagani "Fazer uso do Twitter em sala de aula é uma estratégia pedagógica que
requer muito planejamento, assim como o uso de qualquer tecnologia no
processo educativo
"

Categorias:twitter
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário