Início > #eadsunday, DI, EaD > Domingo na EaD: DI or not DI? que questão!

Domingo na EaD: DI or not DI? que questão!

Boa semana, ou quase final de uma nova semana a todos os colegas 2.0! ♥

No último final de semana, a turma do #eadsunday andou a mil rotações por segundo produzindo um verdadeiro compartilhamento de idéias e conceitos, implodindo e reconstruindo conceitos em torno do tema “Desing Intrucional (DI)”.

A nomenclatura, a função, a interpretação institucional, mercadológica e acadêmica deste profissional da educação passaram por um pente fino pelos profissionais e colegas educadores @erionline, @DaisyGrisolia, @thbeth, @joaomattar, @rtracten, @antoniaalves entre outros. E eu não estava lá, tive que viver da leitura das tuitadas e me  senti provocado a participar.

Resumidamente, eu enquanto professor/aprendiz tenho como preocupação central a aprendizagem (minha e de meus alunos), e muitas vezes esta aprendizagem não esta diretamente relacionada a conteúdos, mas sim a percepção pelos atores das atitudes necessárias a formação de um ser social, em primeiro plano, e de um ser profissional, como consequencia do ser social.

Meu raciocinio sofre algumas restrições baseado no fato de minha atuação ser no ensino superior (últimos 10 anos) e dentro de empresas (últimos 25 anos)  e de ter trabalhado sempre com pequenos grupos de alunos nestes dois ambientes (no máximo 35 alunos). Além de que estes ambientes tem características bem diferentes em relação a outros níveis de ensino onde me falta experiência como educador .

Dito isto, vamos em frente que atras vem gente. Que tal uma olhada geral no úlimo #eadsunday:

clique na imagem p/ ampliar, ....origem: @DaisyGrisolia

Visão análitica do #eadsunday 27/11/20101

clique na imagem p/ ampliar, ....origem: http://archivist.visitmix.com

Acompanhe a discussão: resumo (12 páginas) dos tuites sobre DI (de 26/11 a 01/12) ou pela hashtag #eadsunday de qualquer hora e lugar lá no twitter. Veja tbém a contrbuição de nossa colega @DaisyGrisolia lá no NexPeople.

E o começo da discussão foi sobre a nomenclaura. DI remete muito mais a instrução pré programada (que foi a  origem do design instrucional lá no século passado, qdo nem existia  uma percepção da importância das tecnologias na educação) do que a aprendizagem e esta foi uma concordância entre os participantes.

Em seguida passamos a questões sobre a função do DI, o DI e as ferramentas tecnológicas disponíveis, o DI e a web 2.0 onde o aprendiz é buscador e produtor e não mais um mero recebedor de conteúdos.

Em relação a estes questionamento gostaria de posicionar, antes de voltarmos ao #eadsunday,  a opinião de duas especialistas na área de DI, as professoras Vani Kenski e Andrea Filatro que ampliam o conceito do termo instrucional tentando abstrair seu aspecto reducionista ( http://ow.ly/3i56e ) .

Vani: “O designer instrucional tem atribuições como planejar o conteúdo, executar o curso e, até, avaliar o aluno. Esses processos atualmente são realizados por profissionais que têm uma formação predominantemente tecnológica e não tem pedagógica. É preciso articular esse diálogo entre os profissionais tecnológicos e os da área pedagógica”
Filatro: o design se confunde um pouco com a didática do ponto de vista que “[…] ambos se ocupam de questões de planejamento e implementação de situações de ensino-aprendizagem”

Observando que estas colocações foram feitas a mais de meia década atrás, e de lá para cá muita coisa mudou e muita coisa continua na mesma

No embate conceitual o @joaomattar e o o @erionline tomaram conta da discussão e trouxeram posicionamentos e conteúdos importantes sobre o tema. O @joaomattar com uma visão mais de aplicação, e seu conceito de aututor, e o @erionline com uma visão mais conceitual do papel do DI. Mais tarde, na terça feira o @rtracten colocou uma visão de quem atua diretamente em cursos de formação de DI.

Links interessantes desta discussão:

  1. as influências teóricas do DI – http://bit.ly/d0ghCz (2006)
  2. questionando a nomenclaura:
    http://ow.ly/3gfTD Educating the next Generation (2005)
    http://ow.ly/3gfSa Curriculo Design for the next century (+/- 2006)
    http://ow.ly/3gfSx A Learning Theory for 21st-Century Students (+/- 2009)
    http://ow.ly/3gfSI Games as an Ideal Learning Environment (2008)
    http://ow.ly/3gfTc Designing Learning Spaces for Instruction, not Control (2009)
  3. Resenha de livros
    primeiro livro da Filatro: http://ow.ly/3gfY5
    livro em ingles: http://ow.ly/3gg5X
  4. Construtivism e cognitivism http://ow.ly/3gfZm

Como resultado  deste embate ficou acertado que o @joaomattar vai avaliar junto a ABED um evento ou mesa redonda ou videoconferencia ou um ringue para debatermos o assunto DI.  De antemão foram sugeridas as participações da Vani Kenski @vannitas, Andrea Filatro @andreafilatro, Ana Beatriz @anabee, Eliane Schlemmer @ElianeSchlemmer, Marcos Silva @Marcoparangole,  Régis Tractenberg @rtracten, além dos contendores @joaomattar e @erionline.

Ao final do debate, que ainda ñ foi finalizado, ficaram claros dois posicionamentos:

  1. o DI como função de apoio ao processo de aprendizagem
  2. O DI como competência de um novo professor/tutor

Pela minha experiência prático/teórica acompanhando tecnologias por mais de 30 anos, como instrutor de cursos sobre tecnologia e gestão para empresas por mais de vinte anos, onde comecei como instrucionista, passei para construtivista e nos últimos tempos conectivista, e minha experiência docente no ensino superior vou mais pela linha do prof. João Mattar (posicionamento 2), que me  parece utópica, mas pode vir a ser realidade a medida em que uma nova geração de professores encontrem um currículo mais dinâmico e adequado a uma atuação conectada com as necessidades das gerações conectadas que estão e estarão no processo de aprendizagem formal. Será que o processo continuará tão formal?

Finalizando, ainda tivemos alguns toques em relação a dois temas: Educomunicação e Conectivismo, que devem emergir nos próximos #eadsunday

E para não ficar muito no textual, que tal um videozinho de 2007 sobre tecnologias na educação en espanha.



 

Categorias:#eadsunday, DI, EaD
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: