Início > Educação > Discurso do governo sobre educação – wordle

Discurso do governo sobre educação – wordle

Aproveitando o gancho do post do blog da @DaisyGrisolia onde é usada a técnica de nuvem de palavras para analisar um texto, deixo abaixo uma núvem sobre o discurso de nossa presidenta falando sobre “educação”.

Não falou, nem disse muita coisa. Vamos esperar quando sai o próximo e ver as mudanças que ocorrem.

Wordle: Discurso presidencial sobre educação

clique para ampliar e melhor visualizar

E seguem abaixo, links para algumas noticias que me chamaram atenção, dentro do tema educação, durante esta semana.

Professores de criança se formam mais a distância no país – (folha) Como será que fica a prática pedagógica? Tem relação direta com o blog da @DaisyGrisolia (qualidade?)

Cada R$ 1 gasto em educação pública gera R$ 1,85 para o PIB, diz Ipea – (globo) Parece vantajoso, será que o problma não esta no gastar? e se INVESTE onde INVESTE? ou porque INVESTE no que INVESTE?

Aulas em 3D e iPads para motivar alunos – (estadão) Não parecem estar confundindo tecnologia com solução e educação com marketing?

Uma ótima semana a todos.

Anúncios
Categorias:Educação
  1. 13/02/2011 às 8:39 pm

    Cada a coisa a seu tempo e a sua hora…um alicate muito bom para arrancar parafusos pode não funcionar tão bem quando se trata de dentes! Mais do que ter as ferramentas é preciso saber quando e como usá-las. É por isso que tenho insisttido na questão de que não basta fornecer instrumentos é preciso saber como, quando e em que situações eles são funcionais. A este respeito lembro sempre de uma cena de Excalibur. A mesma armadura que protege Lancelot na guerra e faz dele um cavaleiro invencível é extremamente disfuncional quando na floresta ele tem sua grande performance amorosa com Guineverre.
    Quanto ao que é gasto (despesa) ou investimento recorro aos trabalhos de Hezel Hendersen que há vários anos vem insistindo na tecla de que gastos com educação não são despesas e sim investimentos, com retorno e dos melhores garantido. Acho que está na hora de começar a se falar para valer em uso racional e inteligente dos recursos na educação e na saúde. Aqui no Brasil vale a pena dar uma olhada nos trabalhos de Florencia Ferrer sobre o tema.
    Com recursos 3D e criatividade poderemos com certeza fazer materiais mais interessantes e motivadores…mas também não tenho dúvidas de que isto é só parte da história. Não adianta ter recursos e professores que não sabem utilizá-los, tanto quanto não adianta repetir a velha tecla de que é o conteúdo por si que garante a aprendizagem. A fronteira entre educação e comunicação precisa ser ainda muito mais explorada – #inovareduca.

  2. Miguel Sacramento
    13/02/2011 às 11:43 pm

    Isso, novamente, me lembra o futuro dos velhinhos com Viagra e Alzheimer…

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: