Início > #eadsunday, DI, EaD > Cobertura da cobertura do SENAED

Cobertura da cobertura do SENAED

Encontros presenciais são e deverão continuar a ser um dos formatos mais importantes para discussões sobre educação. Nacionais ou regionalizados eles agregam as cabeças pensantes dentro de cada temática e esta agregação provoca a emergência (palavrinha imprescindível nos discursos contemporâneos) de debates que dificilmente se consegue em encontros virtuais (ainda não).

Mas o melhor de tudo é que não existem mais encontros presenciais dissociados de um a companhamento online, e ai esta se vendo uma emergencia ainda mais rica, trazendo para o debate aqueles que não puderam estar presentes fisicamente e que participam através dos diversos canais de comunicação “virtuais”.

É o que acontece em muitos congressos e seminários e nesta semana, com o Seminário Nacional ABED de Educação a Distância (SENAED)  que esta ocorrendo em João Pessoa, esta acontecendo o encontro do “real com o virtual”.

Através de twitter ( @hercilioms, @maysaab, abed ,  entre inumeros outros twiteiros,  com a hashtag #8senaed), de blogs (Aquifolium e Mattar),  do (ou seria da) facebook, do flickR da abed, entre outros instrumentos de comunicação social, centenas, talvez milhares de pessoas estão acompanhando o evento a distância, de seus ambientes de trabalho, suas casas, seus aparelhos móveis, e quem sabe lá mais o que.

E aqui neste blog, esquecido pelo próprio blogueiro, sobre nosso #easdsunday de todo santo dia, vou tentar fazer uma cobertura das coberturas online do SENAED, pelo menos do primeiro dia.

Começou com as falas de:

  • Mariana Raposo, do SESI da Paraíba sobre Necessidades e Expectativas das indústrias da Paraíba em relação ao e-learning.
  • Lea Depresbiteris sobre Formação de Competências em EaD.
  • Vani Kenski: Design Instrucional – novos desafios para a EaD.

Da palestra inicial ficam duas constatações: dificuldade de acesso nas industrias, com poucos espaços dedicados, e o potencial para as tecnologias móveis.
Me parece que as constatações não fazem muito sentido por serem antagonicas. Mas eu não estava lá então fica aberto para quem esteve lá.

Na segunda fala a minha contrariedade foi em relação a colocação da palestrante de que não existe distinção entre habilidade e competência. Quem concorda? Quem discorda? Eu discordo!
E “faço a defesa na própria colocaão feita de que “A Competência básica em EaD é a integração dos meios”. Para que isto ocorra é preciso que:  se CONHEÇA os meios e mais do que isto seus usos pedagógicos; se desenvolva as HABILIDADES necessárias para utilizar/usar/ operar estes meios; e principalmente se tenha ATITUDE para integrar o CONHECIMENTO e a HABILIDADE  no processo pedagógico.

Na fala da prof. Vani aproveito para colocar algumas contribuições de colegas no twitter.


Agora tá ficando com cara de #eadsunday

Na segunda parte composta por varios eventos, parece  que todos, pelo menos no twitter, foram ao debate sobre o termo “TUTOR e suas habilidades.” Assita e leia uma sequencia de tuites sobre este debate:

E ainda neste tema, temos um bom resumo no blog do prof. João Mattar que esta coordenando este evento no SENAED.

Anúncios
Categorias:#eadsunday, DI, EaD
  1. 28/04/2011 às 8:49 pm

    Beleza BRENO, espero que você consiga continuar fazendo a cobertura do evento, pois é muito importante para quem não pode ir, poder de algum modo acompanhar e participar. Em pleno século xxi as idéias precisam mesmo é circular e distância geográfica não pode mais ser impedimento.
    Parabéns e aguardando o próximo!!!

    Ops – sim competência é muito diferente de habilidade, que é diferente de conhecimento sobre o assunto! Concordo em gênero, número e grau.

    • btrautwein
      29/04/2011 às 6:53 pm

      Daisy, ontem consegui acompanhar alguma coisa, mas hoje tá dificil. Vamos ter que ficar com os blogs do João e do prof. Wilson, este último colaborativo.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: