Encontros de domingo – início, meio
Hoje, cheguei de viagem correndo para poder participar de um encontro dominical, com conversas, discussões e principalmente aprendizagem online sobre educação e sobre educação a distância (esta em suas incontáveis nuances teóricas e práticas). Vale a pena conferir o histórico destes encontros nos links abaixo, e para aqueles que tem e/ou usam o twitter no hashtag #eadsunday.
- blog do João Mattar
- blog do Fernando Pimentel
- blog do Volney Fautine
- blog do Gustavo D’Andrea
Esta semana, apesar de ter entrado na discussão somente as 14:00, o bate e volta começou com o tema sobre aprendizagem em movimento ou mobile learning (m-learning), passou pela eterna discussão sobre tecnologias e educação e pousou sobre uma discussão sobre referenciais teóricos para a EaD.
A conversa sobre m-learning foi mais educativa e levou a uma busca conceitual por diversos sites:
- Artigo da revista International Review of Research in Open and Distance Learning.
- Estudos de caso do site m-learning.org.
- Alguns vídeos do youtube sobre o trabalho desenvolvido pelo senai na área de objetos de aprendizagem para m-learning.
- Site do projeto “Amadeus”, uma plataforma de software para aprendizagem virtual voltada para E-learning e m-learning
Sobre este tópico é interessante ressaltar dois aspectos: as palestras do 15 senaed; e o debate sobre Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) que se seguiu no encontro.
No 15 senaed tivemos duas video conferencias sobre o tema mobile learning que podem ser consultadas em:
- Mobile Learning – “Aprendizagem com mobilidade nas práticas pedagógicas: reflexões e possibilidades numa perspectiva dialógica”
(resumo na página principal e detalhes na aba de “discussão”). Infelizmente os videos não estão disponíveis.
E o debate sobre AVA surgiu da referencia sobre o Amadeus, sua comparação com o moodle (que não prosperou), além da referencia ao ambiente social Elgg (@ementa). Vale relembrar que na semana retrasada apareceu no #eadsunday o cirip.pro com exemplos de usos educacionais.
E já migrando para o papo tecnologia e educação, que por sinal rendeu uma bela discussão sobre referencial teórico (links ao final deste blog), ao comentar sobre AVA @joaomattar observou “para mim AVA é um sistema complexo composto por pelo menos 3 subsistemas interdependentes: metodológico+tec+social” , onde eu substituiria o metodológico por pedagógico, abrindo o conceito que incluiria aspectos metodológicos. @joaomattar chamou esta abordagem conceitual de AVA triárquico de acordo com a prof. Sonia Alegreti, e estamos no aguardo de mais referncias de nosso colega @erionline (uma provocaçãozinhainha … rsrs). Sem querer entrar em polêmicas conceituais de cunho político pedagógico, o triárquico é um passo para uma AVA anárquico que possibilite a convivência do formal/informal, do pedagógico/andragógico/heutalógico, e do aututor/impostutor.
Em relação ao referencial teórico sobre fundamentos da EaD e do e-learning surgiu um tópico interessante sobre a produção da velha guarda e sua importância na formação da jovem guarda. Entre as referências apontadas pude pescar algumas:
Livros
- Redes de Aprendizagem (Turoff&Harassim)
- Aluno Virtual – Um guia para …. (Pratt & Paloff)
- The Theory and Practice of Online Learning (Anderson)
Outros links
- @joãomattarhttp://www.institutodehumanidades.com.br
(qualquer mudança, como debatido anteriormente começa por aqui) - @interdidatica: O ensino não pode mais ser dissociado da tecnologia… http://migre.me/kj09
- @fernandapagani sobre a impossibilidade de dissociar educação e tecnologia escrevi http://tiny.cc/sLo73
- @joaomattar MOORE (in old good shape). Three types of interaction. AJDE, 1989. http://tiny.cc/MkdQc
- @joaomattar SIMS. An interactive conundrum: constructs of interactivity and learning theory. AJET, 2000 http://tiny.cc/qOLwE
- @joaomattar SIMS. Interactivity: a forgotten art? 1997http://tiny.cc/aSKxQ
- @joaomattar SOO; BONK. Interaction: what does it mean in online distance education? 1998 http://tiny.cc/lE1cI
- @joaomattar YACCI. Interactivity demystified: a structural definition for online learning and intelligent CBT. 2000 http://tiny.cc/aaAp7
- @nuriapons veja Critical Inquiry in a text-based environment… Abstract disponível emhttp://www.sciencedirect.com/science
- joaomattar Interatividade: uma mudança do esquema clássico da comunicação http://tiny.cc/vs22c
- joaomattar Que é interatividade? http://www.senac.br/BTS/242/boltec242d.htm
- @nuriapons complementando: a Pedagogia do Parangolé d Marco Silva http://www.saladeaulainterativa.pro.br/texto_0004.htm
- @filhadarosa O @erionline escreveu sobre “Sala de Aula Interativa” aqui http://migre.me/kLfD.
- @interdidatica: O ensino não pode mais ser dissociado da tecnologia… http://migre.me/kj09
Espero que esta tentativa de resumo possa ser util aos colegas que não puderam nos encontrar em nosso encontro dominical e sirva de apoio para aqueles que como eu, tarde chegaram e cedo saíram.
E aos colegas educadores e participantes de além mar, nossa solidariedade pelos tristes eventos ocorridos na Ilha da Madeira.
Forte abraço e uma grande semana a todos.
Valeu Breno. Bom resumo e acompanhamento dos temas.
É a prática do próprio EAD – de maneira inovadora – em ação.
Até a #CIRS !
Valeu mesmo Volney, ficar na cola do Mattar para o curso sobre m-learning, e dar uma lida nas referencias da velha guarda (segundo o mattar, nós somos a jovem guarda! pode?)
Te aguardo em CWB p/ o CIRS. Tem uma vaga que abriu lá em casa, se precisar. E já recebi ordens de cuidar do papi.
Pois é, Breno,
Nunca imaginei que iria reencontrá-lo num encontro de domingo…
Valeu!
Salete
E domingo a tarde Salete, dia de clássico paulista, clássico gaucho e clássico carioca, e Faustão, e Fantástico e Bizonho Big Besteirol. Pena que não pude ficar até o fim, mas pretendo dar uma complementada com os pitacos finais que surgiram.
Así que, hasta el próximo domingo!
[]s
Valeu pela força João. Espero que este ano eu consiga, enfim, dar continuidade a um blog.
[]s